quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ainda se lembram do Tonho da Aldeia...Que costumava dizer” Agora vou cantar, vou cantar uma cantiginha…etc”


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma visita a Penamacor pela mão da Catarina Furtado e do avô, que faleceu há dias.

Clique no título para recordar...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Assim define Platão na República

Platão define o homem justo no seu livro “A República”: justo é ser bom e sábio para consigo próprio e para os demais na vida em sociedade. Com estas palavras, o filósofo grego defendia a ideia de que o bom cidadão é aquele que sabe seu lugar na sociedade, buscando o que é bom para si próprio, mas que, ao mesmo tempo, busca agir da maneira mais correta no âmbito da coletividade, fundamentando-se, para tanto, no conhecimento que tem sobre a sociedade. Não basta buscar a satisfação de seu bem-estar individual: só é um bom cidadão aquele que se preocupa com o âmbito público da sua sociedade.

domingo, 24 de outubro de 2010

FAR...AWAY

Faraway inside of you
is a dream you can't forget
close your eyes and feel
believe
faraway is sometimes
much more closer that it seems to be



If you like you can see my work

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ponto de análise...


Promessas 2009


Vejamos, a restauração dos altares da capela do espírito santo obra já prometida desde as autarquicas 2001 e que só vem a ser concretizada durante o periodo de campanha das autarquicas 2009 e com um subsídio que foi atribuido à fábrica da igreja de Bemposta em 7 de Outubro de 2009 com o valor de 17.000.00 euros destinado a poiar o restauro da capela do Espírito Santo. Agora vejam, levaram 9 anos para a obra ser realizada pela fabricada da igreja e poque é que aparece como obra da Junta? Toda a gente sabe porque? São a mistura de alhos com bogalhos!!!
Adiante, restauração e recuperação da via-sacra que já vinha a ser reivindicada pela professora Aida a mesma já tinha recuperado do bolso dela as alminhas junto a igreja ( essa história já foi conta aqui), esta obra foi orçamentada para custar 2.500.00 euros foi teminada pelo dobro 5.300.00 euros. Foi uma obra de grande importançia historica e religiosa para a aldeia a qual atribuio o merito a professora Aida que lutou por ela...
A requalificação da casa de turismo rural - 1ª. fase, notem bem 1ª. fase, agora as obras da nossa Câmara Municipal são compostas por fases? Quando é que será a 2ª. e a 3ª. digam-me lá que eu também gostaria de saber??? Esta foi uma das obras de fachada, tanta pressa para que... Pois foi as eleições... Custo da obra 2.690.00 euros pela 1ª. fase !!!
Aquisição de um lote de terreno e construção do muro de suporte, o muro de suporte posso vós dizer que a reparação custou 1.500.00 euros. Tudo bem o muro estava caido e fazia todo o sentido levantar o muro. E agora serve para que? Para vender? Para doar a alguém carenciado que queira viver na Bemposta? Estas e muitas perguntas que espero que sejam respondidas na assembleia de freguesia. Adiande...
Instalação do Núcleo Museológico na capela de S.Sebastião, inaugurada no dia 15 de Agosto de 2009 a poucos dias das eleições e só atingiu o maior pico de visitas aquando inauguração. Esta e daquele tipo de obras que é para Lisboeta ver, no dia certinho para que digam que a gente até faz alguma coisa pela nossa terra... :) Do resto promoção, divulgação, atrair visitantes...zero...nem se pensa nisso...nem sequer umas placas a indicar Núcleo Museológico...

Alcatroamento dos caminhos vicinais do Barroqueiro e do canada, obra ainda por concluir porque a intenção e fazer um circuito até a faisca, pois os coelhos e as lebres atraiem mais ao alcatrão, já me tinha esquecido disso, esta ainda é uma das questões que tem que ser posta a claro...
E por fim a recuperação dos lavadouros, muito bem... Esta também foi uma das obras feitas para Lisboeta ver, 1ª. fase da obra, a fachada, 2º. fase da obra o vazio...Dá para perceber que por dentro não serve para nada a não ser para guardar a rede do tenis!
- Contrução de uma zona de lazer na fonte salgueira- Ainda por realizar. Era sim senhor, uma ideia já por mim levandata, tipo um parque de merendas, com mesas e banquinhos para as mais diversas petiscadas e convívio social para além do lazer e do sitio que é muito bonito.
- Reconstrução da casa de Turismo Rural - 2º.fase- Ainda por realizar. Esta é daquelas obras que vai ser a rampa de lançamento para as autarquicas 2013. Mas que o senhor presidente da junta vai fazer toda a questão de inaugurar, mais uma fonte de receita para a freguesia. A ver vamos...
- Construção do muro de suporte e ajardinemento da encosta da Rua D.Manuel I- Ainda por realizar, há mais de 6 anos. Esta é daquelas que posso dizer uma expressão cá da terrra " Até mete nojo aos cães" já fora tantas vezes prometida pelos mais diversos programas eleitorais e nada. Era sim senhor uma boa obra para para este ano para marcar os 500 anos da carta de foral de D.Manuel I até porque a rua é de D.Manuel I fazia todo o sentido o muro e o ajardinamento dela com uma memorial junto a oliveira da casa branca. Ainda vão a tempo de realizar esta obra não e por falta de ser falada, já é a segunda vez que chamo a atenção da Câmara na Assembleia Municipal para além dos meios de comunicação social. Estão a deixar passar uma boa oportunidade para promover a nossa terra.
- Recuperação e arranjo do caminho vicinais- Tal vez seja dos caminhos vicinais, pois esta e daquelas obras pontuais esperamos que não venha um inverno rigoroso!!!
- Reparação e manutenção e limpeza dos arruamentos e do cemitério da freguesia- Isto é uma obra pontual é o normal em todas as freguesias do pais. Agora quanto ao cimitério é melhor pensarem em aumenta-lo, porque a população esta envelhecida e lugares no cemitério começa a escassar...
- Restauro do interior e exterior da Igreja Matriz- A causa dos santos costumam pertencer as fabricas da igreja. Há já me tinha esquecido que aqui faz parte do mesmo, religião, apolítica e intriga...
- Melhoramento do acesso à Extenção de saúde- Qual melhoramento qual que, as pessoas continuam a subir as escadas com grandes dificuldades. Esta devia de ser a obra emergente, o senhor presidente aquando o seu discurso nas eleições autarquicas eu estava lá para ver e ouvir, disse: - Vamos colocar um elevador com uma cadeirinha para levar as peesoas com mais dificuldades para cima. Onde é que esta o elevador onde é que esta a cadeirinha onde é que esta a moral política, onde é que esta a vergonha na cara, onde é que esta a obra...Digam-me onde é que esta a solução para este problema. Onde... talvez esteja na instalação do posto médico da escola primária que basta passar por lá para ver o estado em que ela se encontra.

Vê-se mesmo que este programa é um fiasco e sem ambição nenhuma... Até agora zero daquilo que fora prometido, já passou um ano. Como também foi sempre um fiasco os outros programas eleitorais, é uma repetição continua das mesmas obras.

Enquanto se devia estar a pensar o que é hoje a dinamica das aldeias históricas entendidas como estratégia do turismo. Abrindo o caminho a entidades promotoras de turismo local,associando às características de uma realidade rural diferenciada ao marketing do qual deveria de ser traduzido numa estratégia tematica dos espaços rurais. Com isto quero dizer que se poderiam idealizar produtos turísticos no ponto de vista da oferta turística e da perspectiva regeneradora das aldeias históricas.

E nada disso se tem feito e todos podiam ganhar com isto e muito mais aqueles que tem comerçio na terra!!! Querem deitar tudo a perder...Uma terra que não pensa, que apenas tem criticos de ocasião e que não pensa no futuro não merece existir !!!



Promessas 2005








segunda-feira, 11 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Entrevista Com o Eng. Armando Carvalho, Director da Serra da Malcata

Clique no no Título para ouvir...

Dia 7

. Dia Nacional dos Castelos

1806- Patenteado, pelo inventor inglês Ralph Wedgewood, o primeiro papel químico.

1949- Na Alemanha Oriental, é estabelecida República Democrática Alemã (RDA).

2001- Início do ataque norte- americano ao Afeganistão.