segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ESTÃO A ROUBAR O PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO

À villa romana de Freiria, em Polima, freguesia de S. Domingos de Rana, o Presidente da Associação Cultural de Cascais, Guilherme Cardoso, constatou que recentemente o local foi alvo de larápios que, para além de abrirem vários buracos à procura de “tesouros”, roubaram duas bases de coluna e um fragmento do mosaico policromo. Embora as estruturas estivessem cobertas por tela e terra, os larápios cavaram com ferramentas para retirar os elementos arquitectónicos que se encontravam in situ no peristilo da casa senhorial, danificando as estruturas a que pertenciam.
O local, embora vedado, apresenta diversos buracos na rede e o portão poente encontra-se partido, pelo que o acesso às ruínas se encontra facilitado.
Diga-se que as estruturas arqueológicas foram vedadas há poucos anos, após o roubo de uma base de coluna, do conjunto de que faziam parte as que ora foram roubadas, mas, devido à falta de vigilância e ao facto de o sítio se encontrar em parte ermo, a vedação foi rapidamente vandalizada.
Para além dos roubos, Guilherme Cardoso ficou chocado com a destruição de parte de um muro da necrópole romana que se encontra na margem direita da ribeira de Freiria, frente àquela villa, por acção de uma máquina retroescavadora recentemente utilizada para limpar o lixo que se encontrava no leito daquela linha de água.

P. S.: Anexam-se duas fotos, de que se poderão enviar exemplares em formato maior.




Sem comentários: