quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bemposta mostra-se na Finlândia


A exposição sobre a aldeia do concelho de Penamacor chega à Universidade de Helsínquia.
A exposição de fotografia “Bemposta on the Road”, da autoria de Bruno Melão, continua a mostrar a freguesia mais pequena do concelho de Penamacor um pouco por todo o mundo. Depois da Inglaterra chega à Finlândia, onde estará em exibição já a partir desta quinta-feira, dia 25 de Setembro, na Universidade de Helsínquia.
A presença da exposição na capital finlandesa é o resultado da colaboração entre a Associação Domvs Egitanae, o Departamento de Línguas Românicas da Universidade de Helsínquia e a Embaixada de Portugal naquele país.
Na abertura deverão participar, entre outros, o embaixador português e também Timo Riiho, professor de línguas românicas na Universidade de Helsínquia e comendador pela Ordem do Infante D. Henrique. Esta foi-lhe atribuída como reconhecimento pelos relevantes serviços ao ensino da língua e cultura portuguesa na Finlândia. A universidade é mesmo a única do norte da Europa onde há um curso oficial de língua e cultura portuguesa, estando para breve a abertura de um Mestrado em Filologia Portuguesa.
A escolha da Finlândia para receber a exposição não é inocente, tendo em conta o trabalho que a Associação Domvs Egitanae tem desenvolvido na aproximação entre as culturas dos dois países. A realização das “Semanas Finlandesas”, que arrancaram faz agora três anos, é disso exemplo.
No dia seguinte à inauguração da exposição, o presidente da Domvs Egitanae - Bruno Caldeira – apresenta o conceito de “Bemposta on the road”, sobre o qual gira esta exposição de fotografia.

Sem comentários: