terça-feira, 28 de setembro de 2010

Discurso da Assembleia Municipal de 27-09-2010

Sr. Presidente da Assembleia Municipal
Senhor Presidente da Câmara Municipal
Senhores e Senhora Vereadores
Senhoras e Senhores Deputados Municipais
Membros das Juntas de Freguesia
Comunicação social aqui presente
Minhas Senhoras e meu Senhores


Como todos sabemos, a nossa população está cada vez mais envelhecida, o concelho continua a envelhecer e sem grandes condições de inverter o futuro. Tendo em conta que a nossa população está cada vez mais envelhecida, e até porque alguns dos projectos camarários passam essencialmente por esta faixa etária, porque é que ainda não existe uma valência ligada à fisioterapia, que tanta falta faz aos nossos idosos tendo esses que se deslocar aos concelhos vizinhos para usufruir desses serviços? Para além de dar bons cuidados aos idosos dar-lhes também qualidade de vida, no sentido de os manter sempre em actividade começando por proporcionar-lhes aulas de ginástica em todas as aldeias, ateliês de recuperação das várias formas de artesanato espalhadas pelo concelho e cursos de informática, que pretenda ensinar a idosos sem conhecimentos prévios em informática “o que é um computador”, “como escrever num computador”, “como procurar informação num computador” e “como enviar um e-mail”.
Em relação aos mais jovens, pouco há a fazer, uma vez que estes não encontram no nosso concelho alternativas de emprego, tem que fugir para outros concelhos vizinhos. Sabendo nos que em qualquer população o futuro passa pelos mais jovens. Era importantíssimo que todas as estruturas do concelho criassem condições para que os jovens se fixem por cá, pois sem eles o concelho continuará a envelhecer e sem grande futuro. Á imagem de outros concelhos do interior que tem conseguido inverter esta situação nos temos sido o concelho que menos jovem consegue fixar e aquele que menos consegue atrair. É com grande insatisfação que lhes digo que a minha geração saiu a 15 anos e poucos são aqueles que voltaram. Permita-me nesta ocasião que não posso de deixar de exprimir o meu profundo afecto por este concelho de Penamacor, onde pude construir, durante os meus primeiros vinte anos, o essencial da minha própria identidade. Mas também afecto pela terra que me viu crescer Bemposta. Por tudo isto, permitam-me que vos diga, olhos nos olhos, que é para mim e com grande desagrado que desde do dia 28 de Junho de 2010, tomei posse como deputado de freguesia na assembleia de Bemposta e pela segunda vez consecutiva que marcam a assembleia de freguesia para o mesmo dia e hora da assembleia municipal. Impossibilitando-me de exercer o direito ao cargo que tenho naquela assembleia. Situações destas são de lamentar que aconteçam quando se celebram 34 anos em que a constituição de 1976 permitiu que as autarquias locais passassem a ser dotadas de órgãos eleitos pelo povo.
Também aqui gostaria de referir a que se deve todo este atraso com o pagamento das senhas de presença aos deputados municipais, quando na assembleia anterior o Sr. Presidente da Assembleia municipal disse que os pagamentos iriam ser feitos Semestral e posteriormente a trimestral.
E por último, como hoje se comemora o dia mundial do turismo e como membro do grupo de trabalho do turismo da Assembleia Municipal de Penamacor, gostaria de apresentar uma proposta a todos os senhores deputados municipais, executivo da câmara e exclusivamente ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal que uma próxima Assembleia Municipal temática subordina-se ao tema Preservação do Património Cultural, Arquitectónico e Ambiental e que tivesse assento em Bemposta.
Termino dizendo que hoje as políticas de turismo são cada vez mais alternativas procurando cada vez mais a sensibilização para a conservação de valores e de novas oportunidades em termos de turismo. Elementos como património histórico e natural permitem que aí tenham lugar actividades de lazer e ocupação dos tempos livres para um público vasto. O Turismo é considerado uma estratégia com futuro, surgindo como uma actividade geradora de desenvolvimento económico local, por si só, bem como que traz agregado a si através da dinamização de muitas outras actividades económicas que dele são tributárias e que com ele interagem. O Concelho de Penamacor, por sua enorme riqueza cultural e natural, existindo atractivos que vale a pena ressalvar toda essa imensa riqueza cultural que está a desaparecer com o envelhecimento das povoações, perdendo-se o conhecimento das culturas tradicionais dos nossos ancestrais.

Bem-haja a todos nunca será demais para levar longe o Concelho

Daniel Fernando Martins Lopes

Membro da Assembleia Municipal de Penamacor

Penamacor, 27 de Setembro de 2010

Sem comentários: