quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Madeiro


Tradição milenar, cujas origens remetem para primitivos cultos pagãos, de celebração do solstício de Inverno, com o acender de enormes fogueiras ao ar livre.

Em Penamacor e restantes aldeias, o Madeiro continua a ser aceso na noite de 23 de Dezembro, devendo arder durante todo o período festivo do Natal à Epifania.
Para além desta fogueira, que hoje se acende como um cerimonial cristão, para aquecer o Menino-Jesus (o Deus recém--nascido), o Madeiro tem ainda outros rituais marcadamente populares, também eles com origens ancestrais.
Os mais genuínos e peculiares desses costumes vivem-se na tarde/noite de 7 de Dezembro, quando os rapazes/homens arrancam enormes sobreiros nas proximidades da Vila; e no dia seguinte - o Dia do Madeiro, como é conhecido em Penamacor - quando toda a população se envolve e participa.
É um cerimonial colectivo com todos os habitantes a festejarem em enorme alarido e algazarra, com vivas e ramos de laranjeira a enfeitar os tractores, a chegada do cortejo ao Adro da Igreja, onde o Madeiro permanecerá até ao dia 24.
Há convívio, festa, trbalho, vinho e união ...
Vive-se e cumpre-se, a tradição.

PS- Clique no Título para votar na maior tardição do País...

1 comentário:

Anónimo disse...

caro Daniel, cá estou eu de novo, o "bempostense atento" está de volta...já há uns tempos que andava arredado dos comentários aqui no teu blog, mas diga-se de passagem que tu também estiveste numa maré calma e os posts não eram propriamente muito interessantes de comentar.
em relação ao madeiro apraz-me tecer alguns comentários.
é inegável que o madeiro é uma tradição muito bonita e que deverá ser mantida.
é muito bonito o povo reunir-se à volta da fogueira e terminarmos a beber uns canecos valentes e a petiscar algo assado nas brasas, de preferencia sem partir os bancos do largo da igreja.
em relação ao madeiro de penamacor em concreto, já que na nossa bela bemposta esse problema não se coloca, é um abuso o tamanho da fogueira...há alguma necessidade de os organizadores colocarem um madeiro tão grande? que até interrompe o transito..e que obriga a que todos os anos se pinte a parede da igreja e que os vidros em volta se partam...
se calhar se os proprietarios fossem a pedir contas aos organizadores do madeiro, em vez de ser a câmara a pagar, pensavam 2x...enquanto isso não acontecer iremos assistir ao triste espectaculo todos os anos...
saudações fraternas do bempostense atento.