segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Biodança




"A base conceitual da Biodança provem de uma meditação sobre a vida, ou talvez da desesperança, do desejo de renascer dos nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.
Poderí­amos dizer com certeza, de nossa nostalgia de amor. Biodança, mais que uma arte, é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência.
Sua metodologia promove uma sutil participação no processo evolutivo."
Rolando Toro Arañeda

Histórico:
A Biodança foi criada na década de 60 pelo Antropólogo e Psicólogo Rolando Toro de Arañeda. Rolando Toro nasceu no Chile em 1924, onde ocupou a cátedra de Psicologia da Arte e da Expressão, na Pontifí­cia Universidade Católica de Santiago e foi docente no Centro de Estudos da Antropologia Médica na Universidade do Chile. Implantou a Biodança que se expandiu para os demais paí­ses da América Latina e no Brasil conta com Escolas de Formação em todas as capitais. Em 1992 Rolando Toro se mudou para Milão (Itália) onde fundou a Escola Européia de Biodança e de lá coordenou as atividades de Biodança no mundo inteiro, até 1997 quando voltou para o Chile. Atualmente coordena a Escola Modelo de Biodança na qual se concentra o curso de atualização e formação de professores didatas.

Objetivos:
A Biodança é um Sistema de Desenvolvimento Humano no qual a música e o movimento formam uma unidade coerente com a emoção. Seus principais objetivos são:

* estimular o lado positivo das pessoas
* desenvolver a criatividade
* melhorar a capacidade de comunicação
* auxiliar no autoconhecimento fortalecendo a identidade e a auto-estima
* aumentar a resistência ao stress e à ansiedade
* promover a integração e o desenvolvimento de cada indiví­duo.

Muito bom axe...

1 comentário:

Anónimo disse...

what happened to the other one?