terça-feira, 26 de agosto de 2008

Um prazer natural


A ideia das piscinas biológicas vem da Suíça e da Áustria. Mas entretanto é conhecida também em Portugal, onde as primeiras piscinas biológicas foram instaladas no ano 1995. O sistema funciona através de uma fórmula pura e simples: usa a eficácia da própria natureza para limpar a água.
As pessoas que têm bastante espaço e água, que não gostam de swimmingpools com azulejos azuis e não têm medo das rãs, podem obter para uma piscina biológica. Porque uma piscina biológica tem a água natural de uma lagoa com plantas e todos os outros elementos da vida. Todas as construções levam sempre um compartimento de tomar banho e um compartimento depurador com plantas. O compartimento para tomar banho e o compartimento de limpeza, nas margens do lago, são construídas numa maneira especial para manter as partes para banhistas bem separadas às das plantas. Os círculos da vida produzem a água limpa e a forma subaquática da construção ajuda a evitar perturbações destes círculos.
De caso a caso a forma da construção depende - naturalmente - um pouco do sítio da obra, do espaço ocupado. Do ponto da vista paisagística tem toda a liberdade de arranjar o sítio de lazer bem adaptado à paisagem e com plantas bonitas. Uma certa diversidade das plantas aquáticas vai oxigenar a água, o que garante a qualidade de água pura. A grande biodiversidade é obrigatório a manter o equilíbrio ecológico estável. Para os banhistas isto significa água limpa para nadar. Sobretudo não há mosquitos e não precisa muita manutenção, também fora da época balnear a piscina biológica é um grande espectáculo. Todo o ano tem a possibilidade de observar a vida no lago.

Sem comentários: